top of page

A força da literatura teen brasileira

Hoje no jornal Estado de Minas.


A 4ª Bienal do Livro de Minas, que será realizada de 14 a 23 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte, vai trazer à cidade alguns dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea, além de cerca de 160 expositores. Os organizadores esperam cerca de 250 mil visitantes. Entre as várias atrações está o projeto Conexão Jovem, voltado para autores que se dedicam ao público infantojuvenil. Confirmaram presença, para a alegria dos fãs, estrelas como Paula Pimenta e Thalita Rebouças. Também virão a BH Carolina Munhóz, Raphael Dracoon, Isabela Freitas e Carina Rissi, entre outros destaques.


A belo-horizontina Paula Pimenta já bateu a marca de 600 mil exemplares vendidos. Ela começou a escrever ainda na adolescência, mas o sucesso só bateu às suas portas em 2008, quando lançou 'Fazendo meu filme 1 – a estreia de Fani' (Editora Gutemberg). Depois, vieram 'Fani na terra da rainha' e 'O roteiro inesperado de Fani'. Como Thalita Rebouças, a mineira atrai multidões aos eventos literários por onde passa. A garotada vai à loucura. Atualmente, ela passa uma temporada em Varginha, no Sul de Minas, para escrever 'Minha vida fora de série – 3ª temporada'. Paula diz que vai autografar 'Crônicas apaixonadas' na bienal de BH. E confessa que jamais poderia prever que mexeria com o coração de milhares de adolescentes, principalmente as meninas. “Quando 'Fazendo meu filme 1' saiu, nem de longe imaginava que ele passaria da primeira edição. Fiquei até meio triste depois do lançamento, pensei que o sonho terminaria ali. Logo depois, começaram a chegar e-mails de leitores com elogios, passei a ser convidada para palestras em escolas e recebi pedidos para escrever continuações da história. Aí não parou mais”, diz. As redes sociais contribuíram para fazer de Paula uma autora de best-sellers. Atenta a todas as mensagens, a mineira procura responder a todas. “Além disso, viajo muito para divulgar os lançamentos e assim posso ter contato pessoal com os leitores. Isso é muito bom, gratificante demais. Recebo muitas cartas, presentinhos e carinho. A maior resposta que posso dar a tudo isso é escrever meus livros”, diz.

Paula está escrevendo também uma série com princesas e fadas, uma espécie de releitura contemporânea desse imaginário. “O primeiro volume lançado foi 'Princesa adormecida', e no ano que vem vai sair 'Princesa pop', sobre a Cinderela. Depois, virão Branca de Neve, Pequena Sereia e A Bela e a Fera”, adianta.

Paula planeja lançar livros também para adultos. Inclusive, já iniciou dois romances. “Minhas leitoras estão crescendo e me pedem que as acompanhe. Por isso, planejo concluí-los”, conta.


Leia a matéria completa no site do Estado de Minas.

  • Facebook Vintage Stamp
  • Twitter Vintage Stamp
  • YouTube Vintage Stamp
  • Instagram Vintage Stamp
bottom of page